A HISTÓRIA

Nossa sede

A Paróquia Universitária São João Evangelista possui sede localizada na Praça Universitária com a 1º Avenida, no Setor Leste Universitário, da cidade de Goiânia/GO.A Secretaria Paroquial está localizada no subsolo da Igreja juntamente com uma área de trabalho com cinco salas de atendimento e reunião, uma sala de formação, Capela Universitária, Sacristia, Copa, Almoxarifado e Banheiros. No segundo semestre de 2013, a paróquia passou a ser sede do Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia.

Igreja São João Evangelista/ Paróquia Universitária

A Igreja São João Evangelista, sede da Paróquia Universitária, foi inaugurada em Goiânia no dia 09 de setembro de 2009, com a presença do cardeal Zenon Grocholewski e do arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, em celebração com rito especial de dedicação da igreja, concelebrada pelo então administrador da Paróquia Universitária, frei Venildo Trevizan e padres da Arquidiocese de Goiânia, num total de 21 celebrantes.

Arte Sacra

A construção da igreja São João Evangelista, hoje sede da Paróquia Universitária, teve início no dia 15 de abril de 2002, a partir do projeto do arquiteto Pedro Ernesto, inspirado nas catacumbas cristãs, e foi recomeçada pela Divisão de Serviços Gerais da Pró-Reitoria de Administração da PUC Goiás, no dia 15 de agosto de 2008. O projeto e execução do acabamento e ambientação litúrgica da igreja é autoria dos arquitetos Wilson Jorge e Giovanne Cintra, contemplando revestimento acústico, peças litúrgicas e obras de arte sacra, como a ‘Via sacra’; ‘São João Evangelista’ no teto; e a representação da passagem bíblica da ‘Transfiguração de Cristo no Monte das Oliveiras’, em afresco e mosaicos.

Imagem da Igreja Espiritual

Ao presidir a missa solene e dedicação da igreja São João Evangelista/ Paróquia Universitária, o cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica do Vaticano, ressaltou a beleza e o significado daquele espaço: “Esse lindo templo, construído com pedras, cimento armado e ferro, não apenas é a imagem da Igreja espiritual, mas deve nos ajudar a construir aquela Igreja que é muito mais importante, a Igreja de nossos corações, na qual Deus quer habitar”, afirmou, em sua homilia.

Saiba mais: