Paróquia Universitária São João Evangelista:

       Construída na área da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e inaugurada no dia 09 de setembro de 2009, a Igreja São João Evangelista é sede da Paróquia Universitária da Arquidiocese de Goiânia. 

Considerada uma das mais belas da capital, a igreja, vista de longe, contrasta com a arquitetura dos campi das universidades que estão a sua volta. A construção imponente foi iniciada em 2002 e teve o projeto inspirado nas catacumbas cristãs dos séculos I e II. 

A ambientação litúrgica interna é um convite a aprender cada vez mais sobre a Igreja. Os tijolos, expostos em algumas paredes, representam a passagem bíblica que diz que do pó viemos e ao pó voltaremos (Cf. Gn 3,19) e nos lembra de que a Igreja é como uma construção onde cada fiel é como uma pedra viva (Cf. Ef 2,11-22; 1Cor 12,12-30), como os membros de um só corpo. A principal técnica de pintura usada na arte sacra do templo é o afresco, que se resume a uma técnica de pintura antiga utilizada, principalmente na Grécia e em Roma.

No presbitério há um afresco da Transfiguração de Cristo, assim como outro no tetoque mostra São João Evangelista, sob a proteção do Espírito Santo, segurando nas mãos três pergaminhos: o Evangelho, o livro do Apocalipse e as epístolas.Nas paredes, sobre as estações da Via Sacra, está escrita sua importante citação: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória" (Cf. Jo ,14) "No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus” (Cf. Jo 1,1). Todos estes elementos prendem a atenção dos fiéis. 

A pia batismal e o sacrário, edificados em mármore, são adornados por mosaicos que retratam símbolos cristãos pintados nas antigas catacumbas. No mezanino estão expostas cruzes e o símbolo do Alfa e Ômega. Tudo foi consagrado com óleo santo pelo Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica do Vaticano, Cardeal Zenon Grocholewski, que, na homilia de dedicação da paróquia, afirmou o“lindo templo, construído com pedras, cimento armado e ferro, não apenas é a imagem da Igreja espiritual, mas deve nos ajudar a construir aquela Igreja que é muito mais importante, a Igreja de nossos corações, na qual Deus quer habitar”. 

A dedicação do altar, presidida pelo Cardeal Zenon, contou com a imposição de relíquias de Santa Águeda, virgem e mártir que viveu no século III. 

A sede da Paróquia Universitária São João Evangelista está localizada na Praça Universitária, Esquina com 1ª Avenida, em Goiânia. A secretaria paroquial e a sede do Setor Juventude da Arquidiocese ficam no subsolo da igreja, abertos das 8h às 18h, onde funciona a capela com Santíssimo e os atendimentos de confissões.

                                               

Lucas Dellamare

Comunicação Paróquia Universitária

 

 

 

 


Paróquia São João Evangelista 
E-mail: secretariasje@gmail.com
Telefone : (62) 3946-1681